Congresso online da AABIC debate os avanços da transformação digital e o novo perfil do consumidor brasileiro

Luciano Santos, mestre em Administração, professor e consultor de marketing, ministrará a palestra “Novos canais de atendimento e vendas – o cliente digital”, no próximo dia 15, às 18h30

Evento Conexão Conami será realizado virtualmente nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30

São Paulo, Outubro de 2020 – A democratização dos meios digitais e o avanço das redes sociais contribuíram para o surgimento de um novo perfil de consumidor, cada vez mais exigente, conectado e empoderado. E, para se relacionar com esse cliente, muitas organizações mudaram processos, abandonaram velhos hábitos de comunicação e ampliaram a sua presença nas mídias online. A avaliação é do professor de marketing digital e de comportamento do consumidor, Luciano Santos, convidado da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) para participar do Conexão Conami, uma edição virtual e especial do 20º Conami (Congresso Nacional de Mercado Imobiliário), o mais tradicional evento do setor, que foi reprogramado para 2021.

O Conexão Conami será transmitido online nos dias 14 e 15 de outubro, das 18h às 21h30, e contará com seis debates aprofundados sobre o atual cenário do mercado imobiliário e as lições da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. As inscrições estão abertas no site http://conexaoconami.com.br/.

O professor Luciano Santos ministrará a palestra online “Novos canais de atendimento e vendas – o cliente digital”, no próximo dia 15, às 18h30. Durante o encontro virtual, Santos vai mostrar ao público os principais impactos da transformação digital nos negócios e o comportamento do mercado de administração condominial e de locação, compra e venda de imóveis diante do novo cenário. “Se a empresa não estiver presente nas plataformas digitais para se relacionar com o cliente, está completamente fora do mercado”, avalia o especialista.

Para se relacionar com cada perfil de público, as empresas precisam ficar atentas ao formato e ao modelo de comunicação de cada mídia digital. Dessa forma é possível segmentar os clientes por meio das plataformas mais usadas por eles e investir na criação de novos modelos de negócios e serviços adequados para públicos diferentes. Redes sociais, como Instagram, Twitter e Tik Tok, são as preferidas do público jovem, que já é responsável, por exemplo, pela locação de imóveis. Já os mais experientes gostam de se relacionar com as marcas pelo Facebook e Whatsapp.

Ao longo dos últimos anos, o mercado de administração condominial e de locação de imóveis passou por grandes transformações após o surgimento de novos modelos de negócios. Muitas empresas já consolidadas no segmento já investiram em processos de modernização e na forma de se relacionar com o cliente, adotando mais tecnologia e agregando novos serviços. “Hoje já é possível ter acesso a todos os serviços prestados pela administradora de forma online. Até as assembleias de condomínios são feitas virtualmente. A pandemia acelerou a transformação digital. O que muitas empresas levariam 10 anos para fazer de mudança, precisaram fazer em cinco meses”, conta o professor.

Na visão de Santos, as empresas que desejam proporcionar melhor experiência para o cliente podem seguir dois passos importantes. O primeiro é entender o perfil de cada público por meio de pesquisas online, disponibilizadas gratuitamente por algumas plataformas. Outro ponto é investir no treinamento de pessoas e em processos mais consolidados.

As organizações que estão revolucionando hoje em dia o mercado pararam de olhar a fotografia e fazem uma análise contínua do processo. “A avaliação é necessária porque o cenário pode mudar a qualquer momento.  Tudo está muito mais dinâmico e a resposta precisa ser imediata para criar relacionamento com as pessoas”, explica o professor.

Competências socioemocionais

Na avaliação de Santos, para estabelecer um bom relacionamento com os clientes, as empresas também analisam cada vez as habilidades socioemocionais dos profissionais na hora da contratação. Comunicação eficaz, empatia, relacionamento crítico, lógica, identidade e resiliência são algumas competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho. O assunto ganhou mais espaço após o psicólogo Daniel Goleman, considerado o pai da Inteligência Emocional, avaliar que profissionais que desenvolvem tais habilidades, conhecidas também como soft skills, são mais bem-sucedidos.  

Conexão Conami

Organizado pela AABIC, o Conexão Conami conta com patrocínio de Atlas Schindler, Bradesco, GoSoft, Vila Velha e RB (categoria Diamante), Empresta Capital, CrediHome (categoria Ouro) e Atala Engenharia (categoria Prata).

 

Programação – Conexão Conami

14/10/2020

Abertura – 18h

“Panorama das empresas de administração e do mercado na ótica de São Paulo e do mercado internacional” – 18h30

“Prevenção à Violência Doméstica em Condomínios” – 19h30

“Sucessão familiar em empresas do mercado imobiliário” – 20h30

 

15/10/2020

“Novos canais de atendimento e vendas – o cliente digital” – 18h30

 “Impactos do Covid-19 na saúde mental dos funcionários e negócios” – 20h30

 

Serviço – Conexão Conami

Data: 14 e 15 de outubro

Horários: das 18h às 21h30

Inscrições: http://conexaoconami.com.br/

Informações: eventos@aabic.org.br