Painel internacional do 20º CONAMI apresentou experiências na gestão patrimonial e de condomínios contando com a tecnologia como grande aliada. “A tecnologia veio para favorecer o relacionamento interpessoal entre empresas e a comunidade”, salientou o presidente da AABIC, José Roberto Graiche Junior.
Dos Estados Unidos, por videoconferência, o presidente IREM (Institute of Real Estate Management – 2021 ou, em português, Instituto de Gerenciamento Imobiliário), Chip Watts lembrou do trabalho feito durante a pandemia, período em que as ações tecnológicas se fortaleceram ainda mais. “Fornecemos informações, conhecimento para uma resposta padronizada à crise. Planejamos continuar fazendo isso nos momentos ruins e bons também. A tecnologia patrimonial é muito importante na gestão”, disse.
Dos Emirados Árabes, o arquiteto Jeevan J D’Mello enviou vídeo especialmente ao CONAMI. O arquiteto foi pioneiro no Oriente Médio em gerenciamento de projetos comunitários, tendo administrado o Burj Khalifa, em Dubai, considerado o maior prédio do mundo. Ele também ressaltou a tecnologia como instrumento de suma relevância, sobretudo no período de enfrentamento à Covid-19. “Estamos lidando com a pandemia há um tempo. Temos diretrizes e membros em todo mundo e, nessa crise, fizemos um ótimo trabalho em todos os países para que pandemia fosse abordada de forma ideal”, ressaltou.
Presencialmente, participou do painel a presidente IREM – Capítulo brasileiro, Fernanda Lisboa. Também pessoalmente no evento, vindo da Espanha, o administrador imobiliário e especialista tecnológico do Ministério da Educação do país espanhol, Pepe Gutierrez, explanou sobre várias vertentes tecnológicas que auxiliam a gestão patrimonial, entre elas a LoRaWAN, um protocolo de comunicação e arquitetura de sistema para rede que possibilita comunicação de longas distâncias com pouco consumo de energia e por meio de radiofrequência.