Conami discute o combate à violência doméstica

Tema cada vez mais relevante e com necessidade de ampliação do debate, o combate à violência doméstica foi tema de palestra no 20º Conami, tendo como convidadas a especialista na defesa e promoção dos direitos das mulheres e promotora de Justiça do estado de São Paulo., Gabriela Manssur; a empresária, atriz e ativista, Luiza Brunet e a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB subsecção Pinheiros, Alessandra Caligiuri Calabresi Pinto, que mediou o painel.

Idealizadora do programa Justiceiras, Gabriela participou por videoconferência e ressaltou a importância de vizinhos e funcionários dos condomínios denunciarem os casos de violência. “Muitas das testemunhas ouviram gritos de violência, mulheres pedindo ajuda, mas ainda está enraizado que em briga de marido e mulher não se mete a colher”, falou.

Um levantamento feito pela promotora constatou que a violência contra a mulher tem um custo de, aproximadamente, R$ 5 mil. “Em 2018, uma pesquisa apontou que 16 milhões de mulheres foram vítimas de violência e isso só as que falaram, pois há o problema da subnotificação. Se cada uma custa R$ 5 mil, é um custo de bilhões de reais por ano”, enfatizou, acrescentando que é algo tão gave e prejudicial quanto à corrupção, questão com diversas ações de combate.

Luiza Brunet, que já sofreu situação de violência, ressaltou o importante papel que os condomínios têm no enfrentamento à essa situação. “Um condomínio é como uma cidade e não deixa de ser uma responsabilidade muito grande para agir de alguma forma. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais são as que mais sofrem e nosso olhar como sociedade, precisar estar aguçado para isso”, disse.

“Não basta fazer leis, temos que praticá-las”, salientou Alessandra.