Inovações na acessibilidade de condomínios foi tema de destaque no segundo dia do 20º CONAMI, com mediação da diretora de Eventos e Cursos da AABIC, Miriam Miranda.
O consultor de acessibilidade, inclusão e políticas públicas para pessoas com deficiência, Marco Pellegrini, iniciou a palestra, falando sobre as dificuldades enfrentadas na ausência de ações para esse público e a importância da garantia a esse direito.
Na sequência, o arquiteto especialista em acessibilidade, Eduardo Ronchetti de Castro, explanou sobre as variadas ações nesse sentido. O profissional foi o responsável pelo projeto de acessibilidade do Sheraton São Paulo WTC Hotel, onde é realizado o CONAMI.
Castro trouxe números que demonstram o potencial do mercado imobiliário na questão: são 45 milhões de pessoas portadoras de deficiência, sendo 32 milhões de idosos. A questão da acessibilidade ainda engloba gestantes, pessoas com obesidade, pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes. “Não estamos trabalhando para a minoria quando trabalhamos com acessibilidade. É um direito, uma causa e uma oportunidade de mercado”, frisou.
“Há carência de informações sobre isso, mas (a palestra) foi o primeiro passo para entendermos a nossa responsabilidade”, ressaltou Miriam.