Área do Associado

Usuário:

Imprensa

Associação oferece treinamento para combater alta de invasões a prédios residenciais e comerciais em São Paulo

 

São Paulo – Julho de 2019 - A AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), maior entidade representativa do segmento no Estado, realiza nos próximos dias 29 e 30 de julho, em São Paulo, um curso voltado à segurança de condomínios residenciais e comerciais. A intenção é oferecer treinamentos e debates para capacitar síndicos, gerentes, porteiros, zeladores e outros prestadores de serviço. Os ensinamentos vão desde como operar um sistema de segurança até como se comportar em uma situação de risco, envolvendo assalto ou sequestro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3059-3372 ou pelo e-mail treinamentos@aabic.org.br.

 

Para o especialista em Ciências Jurídicas Waldir de Oliveira Samora, responsável pelo o curso, condomínios são cada vez mais visados por quadrilhas especializadas em crimes na capital e no interior do Estado. Samora, que também é instrutor da Polícia Militar de São Paulo, explica que as invasões a prédios são consideradas de baixo risco para os bandidos, dispensando armamento pesado ou uma equipe mais robusta: “Roubar banco ficou no passado. Entrar em um apartamento hoje é mais fácil e vantajoso”, explica.

 

Segundo Samora, a média de assaltos em condomínios na capital paulista não passava de oito ocorrências em 2009. De lá para cá, o crime se popularizou, saltando para 146 ocorrências só no ano passado. De acordo com o instrutor, prédios residenciais são visados em busca de joias, eletrônicos e dinheiro vivo. Já nos empreendimentos comerciais os criminosos priorizam equipamentos de consultórios odontológicos e clínicas.

 

O instrutor destaca que a tecnologia aliada aos novos sistemas de segurança ajuda a evitar delitos, mas pondera que funcionários atentos e bem preparados ainda são ativos mais valiosos no combate ao crime. Nesse sentido, Samora compara o condomínio à aviação: “Nada mais moderno e seguro que um Boeing de última geração, mas não tente voar sem um bom piloto no comando”.

 

O treinamento

 

Samora, que já formou mais de 18 mil funcionários prediais em 10 anos ministrando cursos de segurança, explica que o treinamento ideal pode ajudar a minimizar muito a sensação de insegurança dentro dos condomínios. Nas conversas com os funcionários, o instrutor explica o modus operandi dos assaltantes. De acordo com Samora, os bandidos costumam explorar justamente os descuidos humanos para agir: “Eles passam alguns meses observando a rotina de funcionários e moradores, conhecem os horários e analisam onde há algum desvio de caráter”, diz o professor. “É uma estratégia que a tecnologia não impede”.

 

Um dos módulos mais importantes do curso, segundo Samora, é o da psicologia da segurança. Nessa parte, o instrutor instiga os prestadores de serviço a abandonar alguns hábitos antigos para se tornarem mais proativos, realistas e atentos: “Muitas vezes o profissional se sente acuado diante de moradores autoritários”, explica. “É preciso ter diálogo e ser gentil, mas o porteiro não pode fazer concessões o tempo todo”.

 

No segundo dia do curso, Samora ensina a lidar na prática com situações de risco, explicando sobre técnicas de observação, de identificação de suspeito, como fazer um relatório de ocorrência, atender ligações suspeitas e se comportar em casos de assalto ou sequestro. Os alunos que acompanharem todos os módulos receberão um certificado da AABIC ao final do curso.

 

Inscrições: Pelo telefone (11) 3059-3372 ou pelo e-mail treinamentos@aabic.org.br.

Dia e horário:
29 (segunda-feira) e 30 de julho (terça-feira), de 14h às 18h

 

Local: Sede da AABIC - Rua Estados Unidos, 89 - Jardim Paulista

 

Sobre a AABIC

 

A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 40 anos de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de imóveis. Com 77 empresas associadas, que respondem por 110 mil funcionários empregados, as associadas à AABIC administram atualmente 16 mil condomínios, onde moram mais de 5,1 milhões de pessoas. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela valorização do segmento no mercado imobiliário.

 

Sede AABIC:

Rua Estados Unidos, 89
JD. Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01427-000

(11) 3059-3372

Assessoria de imprensa AABIC

11 – 99748-1732

imprensa@aabic.org.br

 

AABIC © Todos os Direitos Reservados.