A AABIC realizou na noite de ontem (09/12) um encontro para discutir os impactos da Reforma Tributária nas operações com imóveis, reunindo profissionais do segmento para troca de conhecimento e atualização. A abertura foi conduzida por Omar Anauate, presidente da Associação, com participação de Rubens Carmo Elias Filho, secretário do Conselho Consultivo da AABIC, e Moira Regina de Toledo, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. O palestrante convidado foi Dr. Rodrigo Antonio Dias, sócio fundador da VBD Advogados.
Rodrigo destacou que a Reforma Tributária já está em andamento e exigirá atenção do mercado nos próximos anos, principalmente em relação à adaptação de processos internos, emissão de notas fiscais e revisão contratual. Segundo ele, 2026 marcará o início da convivência com o novo modelo de tributação, o que deve gerar um período de ajustes e incertezas. “A reforma já está acontecendo. 2026 já está aí. Se não começaram, já comecem a implementar”, afirmou.
Ao final de sua fala, Rodrigo alertou que o processo será gradual e demandará acompanhamento contínuo. “A Receita Federal está colaborativa, mas vamos correr risco e atuar na incerteza. Nada de movimentos bruscos”, disse.
Em seguida, Rubens Carmo Elias Filho parabenizou o palestrante pela clareza e reforçou a importância de que empresas e profissionais se aprofundem no tema. “Estamos todos no mesmo momento de aprendizado. É essencial que o mercado cobre instrumentos e preparo técnico para essa transição”.
Representando o Secovi-SP, Moira Regina de Toledo destacou que o processo será desafiador. “É muito complexo, é muito difícil, tem bastante coisa para fazer. Se eu fosse dar um conselho: vamos fazer isso passo a passo”, comentou.
O encontro foi encerrado com um momento de confraternização e coquetel, promovendo integração entre os participantes e ampliando o espaço de diálogo sobre os próximos movimentos do setor diante das mudanças tributárias.
.jpg)
