A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), representada pelo vice-presidente Eduardo Zangari, participou no dia 9 de dezembro da reunião da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O encontro abordou questões estratégicas e relevantes para o setor imobiliário.
Entre os temas discutidos, destacaram-se o andamento das proposições legislativas analisadas pelas Assessorias Técnicas da CNC, as implicações da Reforma Tributária e as atualizações relacionadas às normatizações conduzidas pela ABNT. Também foi amplamente debatida a consulta pública do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), que tenta trazer mais obrigações para os condomínios, mesmo que de atuação restrita aos contadores. Na mesma linha, foi discutido o projeto do CFA (Conselho Federal de Administração), que tenta obrigar síndicos ou empresas de sindicatura a serem registrados no respectivo órgão, o que também se entende como totalmente abusivo e sem base legal.
Diante dos temas abordados, Eduardo Zangari destacou a importância do trabalho da CBCSI na defesa dos interesses do setor, afirmando que, sem as ações da Câmara, muitas legislações poderiam ter trazido dificuldades adicionais à gestão de condomínios. Ele também enfatizou que o trabalho em torno da Reforma Tributária, caso aprovado, trará benefícios significativos para o mercado imobiliário e, por consequência, para os contribuintes, já que evita a transferência de custos elevados para locação, condomínio ou aquisição de imóveis. Esse esforço reflete um impacto positivo em toda a cadeia do setor.