Na manhã desta quinta-feira (17), a Associação das Administradoras de Bens, Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), em parceria com o Reclame Aqui, promoveu um evento na sede da associação.
A abertura foi conduzida pelo presidente da AABIC, Omar Anauate, que deu alguns recados e apresentou os palestrantes do encontro.
A primeira palestra foi ministrada por Roberto Viegas, jornalista, colunista do SíndicoNet e consultor em Mercado Imobiliário e Condomínios. Ele iniciou sua fala compartilhando um pouco de sua experiência em assessoria de imprensa e traçou um paralelo com as gestões de crise, destacando a importante reflexão: “Quem é o seu cliente?”
Ao aprofundar sua explanação, Viegas ressaltou a necessidade de conhecer bem o cliente e ser conhecido por ele, criando empatia e se aproximando de forma natural, “quebrando o gelo”.
O jornalista também falou sobre as diferentes gerações de consumidores e como a mentalidade deles evoluiu ao longo do tempo. Além disso, abordou as adaptações exigidas no período pós-pandemia, usando como exemplo o aumento das entregas nos condomínios. Viegas destacou que, a partir de agora, os condomínios estão sendo projetados já considerando essas novas demandas.
Outro ponto relevante foi a importância de entender como os jovens atuam no mercado e identificar quais serviços podem ser oferecidos para atender às suas necessidades.
O evento teve como público-alvo diretores e gerentes de administradoras de condomínios, além de profissionais responsáveis pela gestão de atendimento.
A segunda palestra, intitulada “Como o Reclame Aqui pode ser um aliado da sua empresa”, foi conduzida por Bruno Pereira, Audrei Luana Souza e Isabella Barthem, representantes do Reclame Aqui. O principal objetivo foi mostrar como as reclamações na plataforma podem ser transformadas em uma experiência positiva para o cliente.
Bruno Pereira iniciou destacando que o Reclame Aqui se tornou uma referência no modelo de negócios, o que reflete diretamente no alcance e impacto da plataforma. Ele explicou como o Reclame Aqui pode influenciar de maneira positiva a jornada do cliente, incluindo a experiência do consumidor, o fortalecimento da marca (branding), além de ganhos jurídicos e comerciais.
Durante sua fala, Bruno enfatizou que o feedback recebido pelas empresas é uma oportunidade valiosa em todo o ciclo de relacionamento com o cliente. Ele mencionou, por exemplo, como as avaliações no Reclame Aqui podem ajudar os consumidores a responderem à pergunta: “A empresa de quem vou comprar é confiável?” A plataforma permite que a reputação da empresa seja verificada, proporcionando segurança ao cliente.
O processo de atendimento no Reclame Aqui segue várias etapas, como: avaliação da experiência do consumidor, resposta da empresa ao cliente e feedback final sobre o atendimento.
Na sequência, Audrei trouxe um olhar empático à discussão, apresentando caminhos para entender com clareza as necessidades do cliente. Ela compartilhou dicas sobre como lidar com queixas, destacando a importância da comunicação clara, das recomendações de outros usuários e da experiência dos moradores de condomínios.
A representante do Reclame Aqui também reforçou que os consumidores buscam um atendimento personalizado, onde as empresas conheçam o nome do cliente, o condomínio onde ele mora e ofereçam soluções de maneira ética e empática. Ela destacou a importância de uma experiência imersiva, do conhecimento sobre a solução dos problemas, da segurança no processo e da utilização de KPIs (indicadores de desempenho) para melhorar o atendimento.