Entidade levará materiais didáticos sobre sustentabilidade, acessibilidade, respeito e segurança a mais de 5 milhões de moradores da capital paulista
Ação é parte das comemorações do aniversário de 40 anos da Associação
São Paulo, 18 de agosto A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) lança neste mês de Agosto a campanha educativa Condoamigos, para estimular a boa convivência entre moradores, prestadores de serviços e empresas administradoras nos condomínios do Estado. O projeto faz parte das comemorações do aniversário de 40 anos de fundação da entidade, completados no dia 18 de agosto.
Em parceria com administradoras associadas, a AABIC fornecerá cartilhas, cursos, vídeos e displays de elevadores para 16 mil condomínios em todo o Estado. O objetivo é atingir mais de 5 milhões de moradores, além de 115 mil funcionários contratados direta e indiretamente pelas 77 empresas associadas à entidade.
A campanha traz temas relevantes para o convívio, como cuidados com idosos, cortesia com pessoas com deficiência, a segurança em condomínios, além da sustentabilidade ao tratar do uso da água, energia elétrica e reciclagem. Com um público-alvo abrangente, o projeto tem foco especial em crianças e jovens, atento à nova geração de moradores para difundir a cordialidade nos condomínios, diz o presidente da AABIC, José Roberto Graiche Junior.
A campanha é mais uma iniciativa da AABIC para apoiar o desenvolvimento do mercado de administração e acompanhar as transformações do segmento, sobretudo, após a expansão dos lançamentos dos condomínios-clube no País, reconhecidos pela oferta de serviços e itens de lazer, que proliferaram nos últimos anos. Atualmente, estima-se que mais de 65% dos lançamentos de residenciais são condomínios-clube.
Representatividade
Desde a fundação da AABIC, em 1978, o mercado de administração mudou significativamente suas feições. Entre a década de 1970 e os dias atuais, a população da capital paulista saltou de 5,9 milhões para 12,11 milhões de habitantes, o que trouxe grandes desafios para as administradoras e a população.
A fundação da AABIC contribuiu para a mudança de conceito sobre as empresas de administração, antes vistas como sinônimos de geração de custos e dificuldade para os síndicos. Hoje, a entidade atua para regulamentar e fiscalizar os critérios éticos das atividades das empresas associadas, com ações de fortalecimento e disseminação de conhecimento aos nossos associados, avalia Graiche Júnior.
Nesse contexto, a entidade firmou parceria com a Secretária da Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 1992. A entidade criou o Programa de Segurança em Condomínios, com desenvolvimento de manuais de orientações e dicas de segurança para os síndicos, moradores e funcionários dos condomínios, além da realização de palestras e capacitação. Desde 2009, a parceria também mantém três manuais técnicos com o objetivo de orientar a aplicação de regras dos condomínios: Obrigações Fiscais e Tributárias dos Condomínios, Administração Condominial - Rotinas e Responsabilidades e Dicas de Segurança em Condomínios. A AABIC ainda é parceira, desde 2012, da Universidade Presbiteriana Mackenzie para a realização de cursos.
Hoje, a entidade também é percebida como uma das principais referências no monitoramento do comportamento do mercado de administração, com o desenvolvimento de quatro índices: o Ipemic (Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial); o Ipemil (Índice Periódico de Mora e Inadimplência Locatícia); Ipevemar (Índice Periódico de Valores Médios dos Aluguéis Residenciais) e o Índice Periódico de Variação de Custos Condominial (Ipevecon).
Sobre a AABIC
A Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) é uma entidade com 40 anos de atuação na formação qualitativa do mercado de administração e locação de imóveis. Com 77 empresas associadas, que respondem por 110 mil funcionários empregados, as associadas à AABIC administraram atualmente 16 mil condomínios, onde moram mais de 5,1 milhões de pessoas. Fundada em 1978, a AABIC busca cumprir com excelência e rigor sua principal missão: orientar a administração de bens imóveis e condomínios em suas atividades. Com gestão voltada para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos serviços de orientação e treinamento, a associação trabalha pela valorização do segmento no mercado imobiliário.