O aplicativo WhatsApp foi incorporado à rotina do mundo todo, e serve como uma importante ferramenta de comunicação – seja no ambiente corporativo ou para uso pessoal. E os condomínios têm adotado a ferramenta, como parte da comunicação entre moradores e administração, criando grupos com a participação dos moradores do prédio.
Dentre as principais facilidades que app proporciona estão a interação imediata e a gratuidade para utilização, além da facilidade no envio de comunicados, áudios, fotos e vídeos para o debate coletivo dos moradores. Entretanto, é preciso cautela para que o grupo não fuja de seu objetivo. Faz-se necessário entender que a gestão do condomínio não é feita pelo WhatsApp – o aplicativo é apenas um auxílio.
Leia a seguir algumas dicas de como gerenciar os grupos de WhatsApp:
• Elabore diretrizes: deixe na descrição do grupo uma lista de regras para utilização do canal de comunicação;
• Restrinja determinados assuntos: debates que envolvam religião e política, por exemplo, devem ser evitados;
• Grupos específicos: crie grupos para determinados temas, por exemplo, quando algum assunto possa ser discutido apenas com conselheiros, sem a necessidade de abrir a discussão para todos os moradores;
• Fique atento às mensagens: visualizar e não responder uma mensagem pode ser um ponto negativo. Fique sempre de olho nas mensagens e, se necessário, responda de maneira particular.