“O futuro está muito mais perto do presente do que imaginamos”, diz presidente da AABIC

José Roberto Graiche Junior, presidente da AABIC, participou da palestra “A evolução da administração de condomínios”, organizada pelo SECOVI/RS AGADEMI

A tecnologia é ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das administradoras de condomínios, ao prover ferramentas que desafogam o trabalho manual dos colaboradores. Este foi o assunto que direcionou a palestra “A evolução da administração de condomínios”, ministrada pelo presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC). A transmissão aconteceu na noite desta segunda-feira (27), em comemoração aos 50 anos da AGADEMI e 39 anos do SECOVI/RS.

Moacyr Schukster, presidente do SECOVI/RS AGADEMI, abriu a transmissão agradecendo a participação do presidente da AABIC na palestra. “Sua palavra é importante”, diz o executivo, que também é membro da Câmara Brasileira de Comércio e Serviços Imobiliários (CBCSI), assim como Graiche Junior.

O presidente da AABIC iniciou a reunião com um questionamento: o que é ser uma administradora do futuro? “O futuro é hoje, o amanhã já é incerto. O futuro está muito mais perto do presente do que imaginamos. A pandemia desestabilizou tudo e fez com que alguns processos evoluíssem mais rapidamente”, enfatiza.

Graiche Junior apresentou um panorama do mercado imobiliário de São Paulo e dados específicos da AABIC, e detalhou sobre o perfil dos empreendimentos administrados pelas associadas da entidade. Detalhou também um pouco mais sobre o perfil dos consumidores nos dias de hoje. “O consumidor de hoje é imediatista e não deseja estar em contato com a empresa pelos menos tradicionais, como e-mail ou telefone, por exemplo. Ele quer se comunicar pelas redes sociais, WhatsApp, com um atendimento imediato – neste ponto a tecnologia se torna aliada. As administradoras precisam entender este novo perfil para atender esta demanda”, enfatiza.

E seguindo a tendência das novas tecnologias, Graiche Junior tocou em pontos importantes no que diz respeito ao desuso de determinados processos. “A tecnologia veio para eliminar alguns processos mais lentos e burocráticos, que mantínhamos por próprio costume. O bom uso da inovação consegue direcionar os colaboradores para um atendimento mais direto, desafogando as rotinas simples como impressão de 2ª via de boletos, alterações cadastrais e envio de documentos para o cliente”, ressalta.

Por fim, o presidente da AABIC enfatizou o quão importante é acompanhar as tendências e a evolução do mercado. “Quem ficou só dentro do escritório, ficou para trás. Recursos surgem a cada dia e são a solução para otimizar e oferecer um trabalho mais assertivo para o cliente. Nosso mercado ainda é um bom mercado”, finaliza.