Objetivos: Demonstrar o que são atas bem elaboradas, buscando a clareza das ideias como meio de compreensão imediata entre emissor e interlocutor, evitando falhas no uso da língua portuguesa por parte do expositor. Apresentar as regras gramaticais e não gramaticais como recursos linguísticos e retóricos, objetivando segurança e credibilidade perante colegas, clientes e representantes.
Primar pela qualidade em todos os aspectos, especialmente na criação e elaboração de textos empresariais, com destaque para a exposição verbal da língua culta, em detrimento dos vícios de linguagem. Enfatizar a linguagem oral em seus diversos aspectos comunicacionais, observando o auditório (público/destinatário), a intencionalidade da linguagem, a argumentação empregada e, principalmente, a importância de evitar o uso de jargões, gírias, vícios de linguagem e formas incorretas/grotescas que agridem o português.
Conteúdo Programático
Produção segura de um texto envolve:
Conhecimento do auditório;
Clareza das ideias;
Encadeamento dos parágrafos;
Naturalidade na expressão oral e escrita;
Originalidade na exposição das partes do texto;
Correção gramatical.
Como perceber e vencer:
Uso excessivo de vícios de linguagem;
Forma afetiva em momentos inadequados;
Gírias impróprias;
Emprego de verbos com entendimento duplo;
Falhas de estruturação de frases;
Incoerência de ideias;
Falta de unidade;
Ausência de ênfase.
Como ser mais atencioso(a):
Não repetir informações;
Evitar frases longas e de difícil compreensão;
Não insistir em expressões desgastadas;
Utilizar sinônimos;
Usar pronomes de forma adequada, observando sua finalidade;
Tornar clara a oração;
Evitar erros de paralelismo e de comparação;
Construir orações sem ordem inversa.
Revisão gramatical:
Ortografia;
Abreviaturas;
Acentuação gráfica;
Uso dos “porquês”;
Homônimos e parônimos;
Numerais;
Estrutura da frase;
Concordância verbal;
Concordância nominal;
Crase;
Colocação pronominal;
Regência verbal.
Docente: Yêda Camargo
Doutora em Filosofia e Língua Portuguesa pela USP; Mestre em Linguística e Semiótica Geral pela USP; Licenciada e Bacharel em Português e Inglês; formada em Pedagogia; Consultora de Empresas.
Público-alvo:
Profissionais que buscam atualização e reciclagem da língua portuguesa, que desejam aprimorar sua redação e obter atualizações em textos empresariais.
INVESTIMENTO POR MÓDULO:
Benemérita: R$ 270,00 / Efetiva: R$ 330,00 / Não Associada: R$ 440,00
Reembolso do investimento:
Desistência deve ser comunicada por escrito com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência do início do curso.
Recicle seus funcionários:
Invista na qualidade da mão de obra do seu condomínio. Treinamentos são fundamentais para o aprimoramento de seus colaboradores.
*Certificação mediante frequência de 100% do aluno no respectivo curso.
*A AABIC reserva-se o direito de adiar a realização ou cancelar o curso, caso
não seja atingido o quórum mínimo.
Local: Sede da AABIC – Rua Estados Unidos, 89 – Jd. Paulista – Capital – SP.
Inscrições: treinamentos@aabic.org.br ou (11) 3059-3372 – Carla ou Márcia
Forma de pagamento: transferência ou depósito bancário:
Banco: Bradesco. Agência: 0562 – Pamplona - C/C: 412 900-8
CNPJ: 50.592.708/0001-57 - Favorecido: AABIC